Títulos eleitorais são emitidos para 14 jovens da Funase Arcoverde

maio 10, 2018 Grupo Roma Conteúdos 0 Comentários


Quase 400 jovens atendidos pela Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) foram beneficiados com a emissão de títulos eleitorais até o último dia 9 de maio, prazo para que eleitores que quiserem exercer seu direito ao voto nas eleições de outubro se regularizassem em todo o País. A identificação dos socioeducandos que ainda não tinham o documento foi feita pelas equipes técnicas das unidades em todo o Estado. O balanço foi divulgado nesta quinta-feira (10) pela Diretoria Geral da Política de Atendimento (DGPAT) da Funase.

Ao todo, 387 jovens foram beneficiados. O Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife (RMR), foi a unidade com o maior número de contemplados: 120. Parte desse quantitativo se deve a um termo de cooperação entre a Funase e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), que viabilizou que uma unidade itinerante fosse instalada dentro do Case Cabo, no fim de abril, para fazer o alistamento eleitoral de internos. Essa parceria terá outras etapas, entre elas, a implantação de urnas, no dia das eleições, em unidades onde houver mais de 20 eleitores. O voto é facultativo para quem tem a partir de 16 anos, e obrigatório, depois dos 18.

Nos outros municípios onde a Funase tem unidades, as emissões ocorreram nos cartórios eleitorais. Os Cases Garanhuns e Caruaru, no Agreste, tiveram 46 internos, cada, com o direito ao voto assegurado. Petrolina, no Sertão, e Timbaúba, na Zona da Mata, vieram em seguida, com 41 e 32 socioeducandos beneficiados, respectivamente. As unidades de Arcoverde, no Sertão (14), Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata (12), e Santa Luzia, no Recife (5), também engrossaram a lista.

Nas Casas de Semiliberdade (Casem), 68 jovens também fizeram o alistamento eleitoral. A Casem Casa Amarela teve 20 beneficiados, seguida pelas unidades de Caruaru (15), Petrolina (11), Garanhuns (9), Rosarinho (6), Areias (5) e Santa Luzia (5). Já o Centro de Internação Provisória (Cenip) Petrolina teve três socioeducandos com o documento emitido. 

Para a presidente da Funase, Nadja Alencar, garantir que o público atendido pela instituição tenha em mãos o título eleitoral é assegurar o exercício da cidadania. “Os jovens não vão só votar, mas também vão estar preparados para entender o que significa colocar na urna eletrônica a sua vontade e escolher os representantes do povo para gerir o nosso País e o nosso Estado”, destacou.

0 comentários:

Recent Comments