Aberta oficialmente a XIV edição da EXPOAGRO em Afogados da Ingazeira

junho 29, 2018 Grupo Roma Conteúdos 0 Comentários


Nem bem recebeu o prêmio das mãos do Secretário Estadual de Educação, Fred Amâncio, pelo fato de a educação de Afogados ter ficado entre as cinco melhores de Pernambuco, o Prefeito José Patriota embarcou imediatamente de volta ao município para a abertura da XIV Expoagro.

A correria valeu a pena. A abertura contou com duas belíssimas apresentações culturais. A primeira, do grupo raízes afogadenses, composto por adolescentes e crianças assistidos pelos programas da Secretaria Municipal de Assistência Social. Eles trouxeram para a quadra do Centro Desportivo Municipal, diversas coreografias relembrando a formação do povo brasileiro, desde o caboclinho – a tradição oriunda dos índios – até a dança dos escravos africanos e sua rica cultura e religiosidade. Em outra parte da apresentação, foi apresentada uma encenação da história do casal de Afogados que deu origem ao nome do município.

A outra apresentação ficou por conta da já consagrada “Sanfonar”, sinônimo de excelência quando o assunto é Quadrilha Junina. Apresentando-se pelo sexto ano consecutivo, o componentes apresentaram o enredo criado para o São João deste ano, abordando a trajetória de um jovem que é obrigado a sair de sua terra natal, o Sertão, para voltar anos depois e reencontrar o seu grande amor.

Durante a abertura, foi assinado, simbolicamente, o contrato de liberação de crédito do Banco do Nordeste para sessenta e cinco agricultores familiares, que já estão com os recursos em conta para desenvolverem seus projetos produtivos.

Durante a Expoagro, os produtores rurais terão a oportunidade de comprar caprinos e ovinos com os recursos liberados pelo BNB, na modalidade de microcrédito. O valor financiado para cada produtor rural foi de cinco mil reais. Segundo Marivaldo Manoel, Gerente de Negócios do BNB, foram liberados um montante global de R$ 325 mil reais a produtores e criadores, o que deve incrementar o volume de negócios desta XIV Expoagro.

Além do Prefeito José Patriota e do Vice-Prefeito Alessandro Palmeira, que estiveram acompanhados de suas respectivas esposas, a solenidade de abertura contou com as presenças do Deputado Federal Gonzaga Patriota, Vereadores Augusto Martins, Raimundo Lima, Daniel Valadares, Luiz Besourão, Sargento Argemiro e Agnaldo Cancão. Estiveram presente também secretários, membros do Cras e Creas e o conselheiro tutelar Romero Moraes.

"Apesar de todas as dificuldades, conseguimos realizar a XIV Expoagro, com muito sacrifício, mas também com muito carinho para vocês. Serão três dias de festa, mas também de muito trabalho. Estaremos entregando várias obras importantes, como presentes para o aniversário de 109 anos de nossa querida Afogados da Ingazeira,” afirmou o Prefeito José Patriota.

A parte festiva ficou por conta da noite gospel e a apresentação do cantor Samuel Mariano. Ao todo, pastores e fiéis de 17 diferentes denominações religiosas estiveram presentes ao evento, cujo planeamento e definição foi fruto de um amplo diálogo firmado entre a Prefeitura e o segmento evangélico. Mais do que um simples show, o momento foi de culto e louvor, que durou até pouco mais de Meia-noite.

Nesta sexta (29), a programação começa com o desfile dos bacamarteiros, a partir das seis horas da manhã. Eles descerão a Avenida Rio Branco em direção à Praça Alfredo de Arruda Câmara. Às 9h, na Câmara de Vereadores, haverá concessões de título de cidadão afogadense.

A primeira grande inauguração da programação administrativa ocorrerá a partir das 19h, com a presença do Deputado Jarbas Vasconcelos, no Bairro Sobreira. Será a inauguração da nova Unidade Básica de Saúde que atenderá aos bairros Sobreira, Cohab, São Cristóvão e Residencial Dom Francisco, a inauguração de uma Academia da Saúde, no mesmo bairro, e a entrega de uma ambulância para reforçar a frota do município. À noite, a partir das 21h, os shows ficam por conta do coletivo de artistas afogadenses, Santanna (o cantador) e Israel Novaes.

0 comentários:

Recent Comments