Programa Amigo de Valor intensifica campanha contra o trabalho infantil em Arcoverde

junho 06, 2018 Grupo Roma Conteúdos 0 Comentários


No próximo dia 12 de junho, data que consiste no Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Arcoverde, em parceria com o Banco Santander, inicia uma série de atividades especiais do Programa Amigo de Valor – Trabalhar Não é Coisa de Criança. A iniciativa, que se estende no município nos dias 17, 20 e 23 de junho, estará promovendo a entrega de material específico do programa aos consumidores de feiras livres, assim como conversas de sensibilização.

A programação na terça-feira (12) começa às 9h, com mobilização e panfletagem referente à campanha ‘Seja um Consumidor Consciente: Trabalhar Não é Coisa de Criança’, contando ainda com uma equipe de animadores nos dois mais movimentados semáforos do centro de Arcoverde, localizados nas proximidades da Praça da Bandeira e do Beco do Buíque.

Já a tarde, às 14h, o programa estará realizando ação socioeducativa e de formação na Escola Municipal Adalgiza Cavalcanti, com atividades recreativas, pintura em rosto, pipoca, algodão doce, brinquedos (pula pula, cama elástica), apresentação artística e atendimento psicossocial e pedagógico para as crianças. Paralelo às atividades socioeducativas, a equipe se dividirá realizando um momento formativo, voltado aos profissionais da escola, no intuito de estimulá-los sobre questões de combate ao trabalho infantil vivenciadas pelos alunos e orientações de como proceder quando identificar.

Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Zulmira Cavalcanti, a programação também contemplará as feiras do São Cristóvão, São Miguel e do Centro Comercial de Arcoverde – Cecora, esclarecendo a população sobre práticas de exploração de crianças e adolescentes como trabalhadores. “O Programa Amigo de Valor elaborou neste primeiro ano de atividades no município, um diagnóstico preciso sobre as ocorrências do trabalho infantil, com um olhar especial para as feiras livres. Desta forma, queremos que as ações do programa sejam intensificadas e necessitamos da devida colaboração da população”, ressaltou Zulmira.

Desenvolvido em Arcoverde desde o dia 16 de junho de 2017, o Amigo de Valor é financiado pelo Bando Santander. A equipe técnica está composta por assistente social, psicóloga, pedagoga, educador social e coordenação. O grupo trabalha realizando abordagens sociais, atendimentos psicossociais e pedagógicos, atividades socioeducativas, palestras, ações de sensibilização, notificações, visita domiciliar, entre outras atividades.

Entre as atividades realizadas, estão abordagens sociais; atendimento psicossocial e pedagógico; atividades socioeducativas; palestras; ações de sensibilização; e grupos reflexivos. A sede do programa fica localizada dentro do Cecora e a equipe trabalha de domingo a domingo, em todas as feiras públicas da cidade.

Programação da Campanha Consumidor Consciente:

17/06 – Feira do São Cristóvão;
20/06 – Feira do São Miguel;
23/06 – Feira do Cecora.

0 comentários:

Recent Comments