Caravana da Aliança LGBTI+ leva debate contra o preconceito para Arcoverde

julho 19, 2018 Grupo Roma Conteúdos 0 Comentários


Em tempos nos quais Pernambuco figura entre os estados mais violentos para a comunidade LGBTI+ (lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros e interssexuais) no Brasil, a coordenação estadual da Aliança Nacional LGBTI realiza uma sequência de caravanas por municípios pernambucanos onde registros de casos de homofobia têm sido notificados com mais frequência. A ideia é debater temáticas relacionadas à diversidade com estudantes, comunicadores e profissionais de outras áreas em encontros gratuitos e abertos ao público, de maneira a aumentar a corrente contra o preconceito.

No ano de 2016, a ONG Dignidade elaborou uma pesquisa sobre o ambiente escolar no Brasil. O relatório mostrou que 73% dos alunos LGBTs sofrem algum tipo de bullying na escola, sendo constantemente agredidos verbalmente. Cerca de 60% não se sente seguro no ambiente acadêmico e 37% deles são agredidos fisicamente por causa de sua orientação sexual. Mesmo apontando as agressões à direção das escolas, 36% deles disseram que não recebem apoio dos professores ou responsáveis pelo colégio.

Depois de Jaboatão dos Guararapes e Caruaru, será a vez de Arcoverde receber a caravana, nesta sexta-feira, a partir das 19h. A temática da conversa (aberta ao público em geral) será "O machismo como base da discriminação". Para debater o tema, foram convidadas a produtora cultural Maria do Céu (ativista e membro do Conselho de Direitos Humanos do Recife), Manuela Siqueira (líder do coletivo Sétimo Céu e militante LGBT) e Gabi Cavalcante (travesti, performer e militante do coletivo cultural Locomotivo Corredor). A escolha do tema se faz necessário uma vez que quase 100 mulheres são vítimas de violência doméstica por dia em Pernambuco, estado que também figura em sexto lugar no ranking de homicídios contra homossexuais no país (foram 27 assassinatos em 2017) - o Brasil é o país que mais mata pessoas trans no mundo.

A Aliança Nacional LGBT+ é uma organização da sociedade civil, pluripartidária e sem fins lucrativos. Legalmente registrada desde 2003, dialoga e constrói ações comuns com pesquisadores, ativistas, dirigentes partidários, gestores públicos, redes, organizações governamentais, comunicadores, empresários comprometidos com a promoção dos direitos e da cidadania LGBTI.

SERVIÇO

Caravana da Aliança Nacional LGBTI + em Arcoverde
Quando: Dia 20 de julho (sexta), às 19h
Onde: Estação da Cultura (R. Sérgio Domingos Ramos, 119 - Santa Luzia)
Entrada Gratuita

0 comentários:

Recent Comments