Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa de Arcoverde abordou desafios e políticas públicas

abril 26, 2019 Grupo Roma Conteúdos 0 Comentários


Numa iniciativa do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa – CMDPI, com apoio da Prefeitura de Arcoverde, através da Secretaria de Assistência Social, foi realizada na manhã desta quinta-feira, 25 de abril, a II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. A atividade aberta ao público aconteceu no Sesc Arcoverde.

A conferência teve como tema ‘Os desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas’, cuja palestra magna foi proferida por Kilma Luna, da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado de PE e também membro do Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa - CIAPPI. Os objetivos da atividade foram os alertas sobre a necessidade de incluir a temática da pessoa idosa em diversos contextos da atualidade, deliberações das propostas construídas nos grupos de trabalho e ainda a escolha dos delegados para participação na conferência estadual da pessoa idosa, prevista para acontecer em agosto.

A prefeita Madalena Britto foi representada pelo vice-prefeito Wellington Araújo, que integrou a mesa de trabalho juntamente com as secretárias municipais Patrícia Cursino Padilha (Assistência Social) e Zulmira Cavalcanti (Educação e Esportes), o presidente da Aesa, Roberto Coelho; a coordenadora da Casa 60+, Cláudia Baltazar, a presidente do CMDPI, Talita Ferreira, Ricardo, técnico da GRE e Auxiliadora representando a categoria.

"Ficamos felizes em ver o engajamento de todos em prol da efetivação dos direitos da pessoa idosa. Precisamos debater essa realidade e buscar estratégias para o fortalecimento das políticas públicas voltadas ao idoso. Os municípios precisam estar preparados para atender as demandas dessa população", disse a secretária Patrícia Padilha na abertura do evento. "Temos que discutir os desafios da atualidade como a eventual tendência de enfraquecer ou extinguir os Conselhos do Idoso, por isso vamos defender os avanços alcançados até agora", comentou Talita Ferreira, presidente do CMDPI.

Já o vice-prefeito de Arcoverde, Wellington Araújo, ressaltou em seu discurso a importância das políticas públicas para a pessoa idosa. "Vejo aqui com vocês tantas lições de vida que saio revigorado. Hoje é o dia de se debater as demandas da população idosa e que os órgãos desse segmento possam dar respostas aos encaminhamentos", avaliou.

Para a palestrante Kilma Luna, "muito dos espaços hoje conquistados vem dos anos 60 e depois com a Constituição de 1988, em seu Artigo 230". Kilma adiantou que hoje Arcoverde é referência nesse acolhimento de sugestões e práticas voltadas à pessoa idosa.

A parte inicial do evento contou com apresentação de uma banda formada por idosos da Fundação Terra, comandada pelo Maestro Ronaldo Bezerra, que executou clássicos como ‘A Banda’ (Chico Buarque), ‘A Praça’ (Ronnie Von), ‘Bandeira Branca’ (Laércio Alves & Max Nunes), ‘Asa Branca’ (Luiz Gonzaga) e ‘É preciso saber viver’ (Erasmo Carlos & Roberto Carlos).




0 comentários:

Recent Comments