13º Baile Municipal de Arcoverde homenageia dois antigos blocos de carnaval da cidade

fevereiro 12, 2019 Grupo Roma Conteúdos 0 Comentários


Este ano, o 13º Baile Municipal, que é promovido pela Prefeitura de Arcoverde, vai homenagear dois antigos blocos da cidade, que desfilavam nas prévias carnavalescas nos anos 90 e início dos anos 2000 reunindo multidões. Serão especialmente homenageados as Dondocas do Por do Sol e as Virgens da AABB. Por isso, o tema da festa será “Das Dondocas do Por do Sol as Virgens da AABB, uma História de Carnaval no Baile Municipal”.

As Dondocas do Por do Sol reunia profissionais liberais, empresários, servidores públicos e estudantes e tinha como tradição fazer o cortejo entre o Por do Sol, no bairro São Miguel, em direção à Praça da Bandeira, tendo como um dos seus ícones o médico Waldemar Arcoverde Filho. O bloco era sempre muito aguardado pela população que lotava as calçadas para aplaudir as “dondocas”, pela irreverência, luxo e originalidade de suas fantasias. Sendo assim, Waldemar receberá a homenagem da 13ª edição do Baile Municipal, juntamente com todos os seus bons e velhos companheiros do bloco que deixou saudade e que foi muito prestigiado enquanto durou.

Já as Virgens da AABB começou como uma brincadeira restrita aos funcionários do Banco do Brasil e sócios da Associação Atlética do Banco do Brasil. Depois a folia ampliou e, além dos bancários, passou a agregar outros segmentos da população, principalmente empresários e funcionários das casas de peças automotivas e oficinas. Por estar localizada no maior bairro da cidade, o São Cristóvão, a AABB era o local de concentração das “Virgens” que, depois de um reforçado café da manhã, tomavam às ruas até chegar, com grande arrastão, à Praça da Bandeira. Muitos se destacaram no comando e na organização do bloco, todavia, o empresário Geraldo Pereira Ventura, também conhecido como Geraldo da Roda 4 – em alusão a loja de autopeças que administra em sociedade com seu irmão Sebastião Pereira Ventura -, foi o escolhido para representar as demais “virgens” e receber a homenagem, devido a sua participação destacada e a forma criativa e ousada de suas fantasias.

A festa vai reunir em meio à explosão de alegria desta edição, que terá como atrações a Orquestra SuperOara e o cantor Marrom Brasileiro, todas as “dondocas” e “virgens” que, durante muitos anos, encantavam e divertiam à população, envolvendo-a em suas irreverências. Uma verdadeira folia que, com certeza, será revivida e comemorada durante o 13º Baile Municipal de Arcoverde, que será realizado a partir das 23h, do sábado, dia 23 de fevereiro, no Esporte Clube.

As mesas e senhas individuais já estão sendo vendidas na Secretaria de Turismo e Eventos, que fica no térreo do Esporte Clube (87) 3821.3502 e com Rejane Melo (87) 9.9651.7226. As mesas custam R$ 180,00 para quatro pessoas e as senhas individuais R$ 50,00. Pessoas de outras cidades que queiram mais informações, além dos telefones citados, poderão acessar o site: www.arcoverde.pe.gov.br ou entrar em contato pelo e-mail: arcoverde.setur@gmail.com.

Programe-se. Participe. Venha viver a emoção do melhor Baile Municipal do interior de Pernambuco.

0 comentários:

Recent Comments