Apoiadores de Zeca Cavalcanti e Delegado Israel Rubis tiveram salários bloqueados pela lava jato

abril 23, 2020 Grupo Roma Conteúdos 0 Comentários


A Justiça Federal determinou bloqueio de 10% do salário de parlamentar do senador Fernando Bezerra (MDB-PE) e dos deputados federais do partido Progressistas, Luiz Fernando Faria (MG), Arthur Lira (AL) e Eduardo da Fonte (PE).

Os bloqueios foram determinados pela 1ª Vara Federal de Curitiba, e consideram que o percentual deve servir como garantia de cumprimento da reparação de danos em ações de improbidade administrativa a que eles respondem na Operação Lava Jato.

Segundo o Ministério Público Federal (MPF), que, com a Petrobras, solicitou os bloqueios, a determinação da Justiça não compromete o sustento dos parlamentares e nem o de suas famílias, "possibilitando, em outra ponta, o aumento gradual da garantia da reparação do dano".

As decisões de bloqueio foram encaminhadas ao Senado Federal e à Câmara dos Deputados.

O pedido de bloqueio do senador Fernando Bezerra foi emitido pela Justiça no dia 9 de março. Em 15 de abril, a Justiça decidiu pelo bloqueio dos 10% do salário de Luiz Fernando Ramos Faria. Os bloqueios parciais para Eduardo da Fonte e Arthur de Lira foram decididos na segunda-feira (20).

Ações de improbidade

Os parlamentares respondem a duas ações de improbidade administrativa. Em uma delas, Bezerra e Eduardo da Fonte foram investigados por esquemas de desvio de dinheiro da Petrobrás.

De acordo com denúncia do MPF, as fraude envolveram contratos firmados entre a estatal e a construtora Queiroz Galvão, e pagamentos de propina investigados na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobrás, no ano de 2009.

Em outra ação de improbidade administrativa, os deputados Luiz Fernando Faria e Arthur Lira fazem parte dos parlamentares investigados por contribuir para a nomeação de Paulo Roberto Costa para ocupar a Diretoria de Abastecimento da Petrobras, tendo participado ou se beneficiado, segundo a denúncia, de vantagens indevidas pelo esquema. (G1)

0 comentários:

Recent Comments